"Movimento Basta" demarca-se de ameaças a árbitro
O juiz de Braga voltou a ver um dos seus talhos vandalizados e recebeu várias ameaças dirigidas a si próprio e à sua família, com frases como: "Se os mouros ganharem para ti e tua família uma bala deve chegar". Ou "Mota lampião, aprendeste a lição? Sabes o que é o Basta?".
Ora, esta segunda-feira o "Movimento Basta", criado por um grupo de adeptos do Sporting, tratou de se desmarcar destas ameaças emitindo um comunicado onde esclarece nada ter a ver com os atos de vandalismo contra Manuel Mota.
Aqui fica o comunicado, na íntegra:
"«Bastas» há muitos!
Quando iniciámos este Movimento Basta!, sabíamos, de antemão, que estaríamos sujeitos a que, de forma oportunista e desprezível, algumas pessoas tentassem associá-lo a acções menos próprias e menos dignas. Não pensámos, foi que bastassem três dias para isso acontecer.
Vem este comunicado a propósito das noticiadas ameaças de morte a Manuel Mota e à sua família - algo que, desde já, repudiamos -, no sentido de constranger e condicionar a sua actuação no jogo desta noite, entre Nacional e Benfica.
«Se os mouros ganharem terás o que mereces. Tu ou a tua filha. Uma bala chega», parece ter sido a mensagem enviada, por carta, ao árbitro, numa acção complementada com várias frases escritas no exterior dos estabelecimentos geridos por Manuel Mota. Numa delas, os autores terão escrito «Mota lampião, aprendeste a lição? Sabes o que é o Basta?», numa clara tentativa de lançar a suspeição sobre o Movimento Basta!
Queremos, por isso, deixar bem explícito que o Movimento Basta! não está, de forma alguma, relacionado com estas acções e com estas ameaças. Não nos revemos neste tipo de covardia e, voltamos a sublinhar, não faz parte da nossa forma de estar o incentivo à violência ou à pressão psicológica!
A organização do "Movimento BASTA" "